BETTA BLACK MAMBA E BLACK SAMURAI

Ao falar de peixe betta sempre me vem à mente que esse animal extraordinário tem algumas particularidades e variações diversas, e algumas dessas variedades de linhas e características, as vezes confundem o entendimento e faz com que haja divergências na opinião de criadores do mundo todo, e ao falarmos de black mamba e black samurai entraremos num debate global de opiniões e linhas de raciocínio.

Tendo em mente que todo sangue novo é produzido a partir de cross breeding e selective breeding (cruzamentos cruzados e seletivos), e que desses cruzamentos surgem as linhas novas com características únicas, que se mantem ao longo das próximas gerações, podemos afirmar que essa linha passou por um processo árduo e continuo de trabalho genético até chegar na característica e padrão atuais.





Da onde surgiu essa linha? De que cruzamentos¿ Em que momento¿ Quais características há definem?





Então vamos ao primeiro ponto de discussão: Black Mamba ou Black Samurai?


Mamba ou Samurai, não consigo hoje imaginar o mundo dos bettas sem essa linha fantástica que já faz parte do meu cotidiano. Frequentemente recebo perguntas de como diferenciar o black samurai do mamba, o que em minha mente já está bem definido, porém ainda confunde alguns entusiastas do hobby, e penso como explicar de um jeito simples e objetivo o padrão dessa linhagem¿ Então vamos ao que interessa:

Black Mamba, nome talvez inspirado numa das cobras mais venenosas do mundo, a linha faz lembrar a coloração da mesma, e talvez sua agressividade , ainda posso afirmar que o corpo do peixe betta mamba tem a base preta com manchas de guanina espalhadas ou em pequena quantidade.

Black Samurai, em duas linhas de raciocínio que envolve o nome samurai nessa linhagem de peixe betta, tenho ouvido falar que possa ter sido inspirado na espada samurai katana, onde podemos ver no cabo, parte inferior o preto, e na lâmina, parte superior o cromado (branco), que faria lembrar a característica do fenótipo do betta samurai. Porem acredito na versão que o betta samurai faz lembrar um guerreiro de armadura, com seu capacete e trage de guerra, um autêntico guerreiro samurai. E sendo assim posso concluir que o que caracteriza o betta samurai é a máscara de guanina podendo ter a parte superior do corpo ou não recoberto por ela.

Segundo ponto de discussão: Cruzamentos só entre black dragons geram black mambas ou samurais?


A linha de raciocínio mais provável para a criação dessa nova linha, seria que vieram somente de cruzamentos entre black dragons com redução de armadura correto¿ Mas isso não está bem claro, e não é tão simples assim de ser afirmado! Se assim fosse, ainda veríamos surgir alguns dragons na ninhada dos samurais¿ Isso Não tem sido observado, cruzamentos entre black dragons não tem gerado mambas ou samurais, e muito menos o surgimento de black dragons nas reproduções da linha de black mamba e samurai, isso também não tem sido relatado.

E o que dizer dos black dragons com menos armadura (guanina) que se parecem com samurais e aparecem as vezes nos cruzamentos entre black dragons, são samurais ou black dragons falhados¿ Podemos observar é que a forma que a guanina se comporta nas duas linhas, o ganho da mesma durante a vida do animal é um pouco diferente, e a intensidade da cor de base dos mesmos também se mostram bem distintas. Nos Black dragons a guanina vai surgindo com uma certa uniformidade, vai aumentando e pigmentando o peixe acompanhando seu crescimento, e quanto mais velho fica, mas a armadura branca de guanina toma conta do seu corpo fechando por completo nos casos dos full masck. Já nos mambas e samurais elas surgem como manchas em certas partes do corpo do peixe desde jovens, geralmente sem alterar tanto até a fase adulta, chegam num certo estágio da vida do betta e param de almentar, diferente do que se vê em black dragons.


Terceiro ponto de discussão: Onde surgiu e em que momento?


É interessante saber em que senário surgiu os black samurai e mamba para o mercado mundial, e talvez os fatos que proporcionaram com que isso acontecesse. Porem também há controvérsias sobre quem criou e quando foi criado. Então vamos a primeira hipótese.

Segundo o canal BETTAS INDONESIA no you tuber; O Peixe Betta de linhagem Black Dragon ficou bastante popular e o preferido pelo público no ano de 2015, e assim foi bem valorizado na Indonésia podendo chegar a 200,00 dólares o exemplar naquela época, porem em 2017, provocado pelo excesso de oferta no mercado, o preço caiu drasticamente chegando a custar 1 dólar por peixe. Nessa época muitos criadores estavam trabalhando na linha de black dragon, muitos ficaram em situação difícil, e o que aconteceu foi pela necessidade de lançar algo novo e não saturado no mercado, esses criadores conseguiram criar uma nova linha, que para a alegria dos amantes do black dragon, fez com que o mesmo ressurgisse para o mercado em 2018 com novos padrões e arranjo de cores. E daí então surgiu o Black Mamba e o Black Samurai no mercado, dando uma nova roupa fazendo novamente renascer a paixão por uma das linhas mais apreciadas os black dragons, nesse caso com um novo fenótipo samurais e mambas.

Porem há registros que essa linha já existia e foi criada em 2012 pelo mesmo criador dos black dragons, Pichet Plaisanguan, que ao criar os black dragons em algum momento também criou os samurais, e deu a ele esse nome por parecer ter um capacete de guerreiro, isso segundo artigo escrito por Sabrina LJ Dichne – IBC/SUÍÇA.

Então vemos que esse peixe além de ser magnifico e belo, é envolto de vários mistérios. Trazido para o Brasil no final de 2018 pelo criador Romulo Junior, que importou do Criador Wirada (Tailandia), logo agradou, fez muito sucesso no nosso país e ainda faz, e não podia deixar de fazer parte do nosso plantel.

DISCUÇÃO FINAL

Existem várias teorias de cruzamentos que possam ter criado essa variedade da linha de dragon, o que não se dá pra negar é mesmo que possuem o sangue dragon, pois possuem guanina. Então como surgiram?

Veremos que os criadores de peixe betta, acreditam em duas principais vertentes de linha de raciocínio de como surgiram os black mamba e black samurai, falando em cruzamentos.

E falando em cruzamentos que possam ter resultado no peixe betta mamba e samurai, as duas principais teorias são; uma que eles possam ter vindo do cruzamento de black dragon x super black, e o outro de cruzamento de black dragon x black copper. Isso se falando da linha black. O que realmente não se pode negar é que tem sangue de dragon.

E hoje para a nossa alegria, entusiastas do peixe betta, é que sempre estão surgindo linhagens novas, e vou citar algumas que já vi: Black Samurai, Green Samurai, Red samurai e Yellow samurai, das quais os dois primeiros tenho o prazer de trabalhar aqui em nossa criação na Equipe Sucatinha Bettas.



Autoria do post: Bruno Fraga - Membro da ACBLPE e Sócio da Equipe Sucatinha.


13 visualizações

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Black Instagram Icon

© 2020 por ACBLPE.